terça-feira, 6 de março de 2007

Gestores já podem fazer inscrição de técnicos do Bolsa Família

As inscrições para o programa de capacitação a distância destinado a técnicos do Programa Bolsa Família e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foram abertas nesta segunda-feira (05/03). Apenas o gestor do Bolsa Família ou do Suas no Município ou no Estado poderá fazer a inscrição dos candidatos. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é capacitar 14 mil profissionais em todo o País, via internet.

Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou equivalente e trabalhar com o Bolsa Família, o Cadastro Único de Programas Sociais, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Programa de Atenção Integral à Família (Paif). Cada gestor terá direito a inscrever até 20 técnicos. A partir de 19 de março, os inscritos - no limite de vagas de cada Município ou Estado - poderão efetuar sua matrícula. Os candidatos não contemplados no primeiro momento formarão uma reserva e serão chamados em caso de desistência ou evasão.

As atividades do curso a distância serão realizadas exclusivamente on-line. Portanto, Municípios e Estados devem proporcionar ao participante acesso à internet no local de trabalho, por um período diário mínimo de uma hora, durante o expediente de trabalho. A capacitação é composta por quatro cursos e integra o programa Gestão Social com Qualidade. O objetivo é qualificar os trabalhadores da área social em novas práticas e tecnologias para atender com eficiência a população brasileira e promover a integração das políticas públicas.

Coordenado pelo MDS, o Capacitação a Distância para a implementação do Programa Bolsa Família e do Suas - um dos quatro cursos que compõem a capacitação a distância - será realizado pelo Consórcio Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e a Universidade Unicarioca, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Os gestores receberão do consórcio mensagens com as instruções para realizar as inscrições dos técnicos no portal: http://ead.mds.gov.br. Caso isso não aconteça, eles deverão entrar em contato com o MDS no endereço: suporte.ead@mds.gov.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones: (61) 3433-1675/3433-1678.


Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Nenhum comentário: