quarta-feira, 21 de março de 2007

Fome Zero presente na Conferência de Segurança Alimentar mineira

Mauro Siqueira
Fome Zero presente na Conferência de Segurança Alimentar mineira

Adriana Aranha será uma das representantes do MDS na 4º Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de MG

A assessora especial do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Adriana Aranha, será palestrante durante a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais. O evento - que inicia na sexta-feira (23/3) e termina no domingo (23/3) - será realizado na Colônia de Férias Syla Veloso do Sesc-MG, em Venda Nova, Belo Horizonte. As conferências estaduais estão acontecendo em todo País como preparação para a III Conferência Nacional Segurança Alimentar e Nutricional, de 3 a 6 de julho, em Fortaleza (CE). O encontro em Minas contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias,que participa da abertura, às 9h. Neste mesmo dia, à tarde, Adriana Aranha falará sobre os resultados do Fome Zero e as ações do Governo Federal para o combate à fome e para a superação da pobreza.

“O Fome Zero trouxe o tema da Segurança Alimentar e Nutricional para a pauta dos debates nacionais. Nós temos agora a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (Losan ), que regulamenta um sistema e cria uma política nacional específica para este fim: assegurar que não haja mais fome e má nutrição no Brasil”, salienta Adriana. A Losan estabelece as definições, princípios, diretrizes e a composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, programas e ações para garantir o direito à alimentação. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 15 de novembro de 2006.

“Além de já estar realizando a quarta edição da conferência, Minas também é pioneira na criação de uma lei de segurança alimentar no âmbito estadual e poderá, desta forma, debater, contribuir e sugerir diretrizes para a implementação do Sisan Nacional”, explica a assessora especial do Fome Zero. Adriana aponta dados que mostram que o Brasil já está vencendo a fome em muitos aspectos. “Houve queda de 19,2% da miséria no Brasil, 8,4 milhões de brasileiros saíram da miséria. Com o Bolsa Família, 94% das crianças passaram a fazer pelo menos três refeições diárias. Houve melhoria na quantidade e qualidade dos alimentos consumidos e aumento no consumo de frutas, leite, macarrão e carne”, destaca. “De 2002 a 2005, a participação dos 50% mais pobres no total da renda aumentou de 10,07% para 12,24%, enquanto a parcela dos 10% mais ricos caiu de 50,1% para 47,27%”, acrescenta.

Conferência nacional - A III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - que acontece em julho, em Fortaleza (CE), vai debater diretrizes para a conquista da soberania e segurança alimentares. Neste contexto, será analisada a implementação de um sistema que assegure o direito humano à alimentação adequada e garanta os mecanismos para sua exigibilidade. A segunda edição da Conferência aconteceu em 2004, em Olinda.


Informações para a imprensa
Rogéria de Paula (61) 3433-1105
ASCOM / MDS

Nenhum comentário: