terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Secretário quer ampliar Bolsa Família para jovens de 15 a 18 anos

O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, disse nesta terça-feira (6/2) que em 2007 o governo federal deve implementar políticas públicas de juventude em outros programas sociais que não apenas nos voltados para os jovens.

Nesse sentido, ele defende a ampliação do Bolsa Família, que passaria a ser também uma espécie de bolsa jovem. “A idéia seria ampliar a faixa etária dos beneficiados de 15 para 18 anos. Isso é o que o governo tem discutido”, afirmou, sem detalhar a medida.

Em entrevista nesta terça-feira, à Radiobrás, o secretário explicou que a bolsa continuaria vinculada à freqüência escolar, o que evitaria a evasão e incentivaria a volta aos estudos de jovens que estão fora das escolas.

Questionado a respeito dos recursos para a ampliação do Bolsa Família, Cury disse que, embora o orçamento seja insuficiente para atender a todas as demandas "de uma vez", o governo federal tem aplicado "muitos recursos" nos programas para juventude.

"Há dois anos temos implementado programas e ampliado o público beneficiado por eles. Tenho certeza que 2007 não será diferente: o orçamento dará conta de responder a essa demanda, a essa necessidade".

Segundo ele, outro desafio da secretaria para este ano é melhorar os 19 programas sociais em execução. “Queremos aumentar a integração entre os programas e atender mais jovens”. De acordo com o órgão, o Brasil tem 48 milhões de jovens, dos quais aproximadamente 1 milhão é atendido pelos programas federais voltados à juventude.

Desde do dia 5, 150 gestores de projetos sociais nessa área estão em Brasília para discutir programas do governo federal e projetos para jovens desenvolvidos em cidades brasileiras. Eles participam, até quarta-feira (7), do Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Juventude.

Na avaliação do coordenador do Fórum Nacional dos Gestores de Políticas Públicas de Juventude, Nelsinho Santos, é importante manter um diálogo para que o governo ouça as sugestões dos jovens. “Queremos que os futuros projetos do governo sejam realmente voltados para juventude”.


Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: